Manutenção de sistema solar fotovoltaico, o que precisa fazer?
- Solar economia
- 1 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Entenda o que você precisa fazer de manutenção quando tem um sistema fotovoltaico
Assim como a maior parte das coisas de nossa residência, o sistema solar também precisa de manutenção de tempos em tempos. Mas o que seria essa manutenção? você vai gastar muito com isso? Vamos te apresentar nesse post.

A instalação correta de um sistema solar fotovoltaico pode significativamente reduzir a necessidade e a frequência de manutenção. O primeiro passo consiste em selecionar cuidadosamente o local e o método de instalação, priorizando o escoamento eficiente da água da chuva para permitir a limpeza natural dos painéis solares.
Também é recomendável evitar a proximidade de árvores ou arbustos que possam causar sombreamento e diminuir a captação de energia solar, seja pela projeção de sua sombra ou pela queda de galhos e folhas.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica tem como principal objetivo reduzir o risco de danos ao sistema, e consiste principalmente na realização periódica de uma limpeza adequada dos painéis solares.
Diversos elementos podem sujar os painéis fotovoltaicos, como folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves, pequenos animais, poluição, poeira e partículas presentes no ar, além do orvalho.
O acúmulo de sujeira nos módulos solares pode resultar na diminuição da eficiência dos painéis, comprometendo a geração de energia e causando perdas de até 25% na produção.
Com o passar do tempo, o acúmulo de resíduos pode causar manchas nas placas solares, estimular o crescimento de fungos e provocar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil, que geralmente é de 25 anos.
A limpeza dos painéis fotovoltaicos pode ser realizada de forma manual. Embora a chuva contribua para a limpeza da superfície dos módulos, é recomendável fazer uma limpeza manual periódica.
Ao efetuar a limpeza manual, é importante seguir critérios de segurança estabelecidos pelo fabricante e realizar o procedimento somente quando o sistema estiver completamente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena e sem chuva, com equipamentos e produtos que são aprovados pelo fabricante.
A manutenção também consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.
Recomenda-se limpar os módulos solares pelo menos uma vez por ano, podendo ser a cada seis meses, dependendo das condições climáticas e atmosféricas locais, que podem resultar em maior acúmulo de sujeira nas placas.
Além disso, é necessário acompanhar frequentemente os índices de desempenho da usina, como a variação da potência pico e o total de energia produzido em diferentes condições pluviométricas, para verificar se o sistema está funcionando corretamente.
As simples observação e análise do sistema solar fotovoltaico podem ser feitas pelo próprio usuário, reduzindo os custos com manutenção corretiva ao identificar possíveis danos logo no início.
Manutenção corretiva
Se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.
Em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.
Aconselha-se a nunca subir sobre os painéis, pois por mais que o vidro suporte o peso de uma pessoa, os circuitos do painel, por baixo do vidro, pode romper, trazendo malefícios ao funcionamento.
Além disso, indicamos que o cliente nunca suba no telhado sem equipamentos de proteção, e chame uma equipe especializada para isso.
A Solar com Economia presta serviço de manutenção em sistemas solares, busque a equipe para te ajudar!




Comentários