Prefeitura de Curitiba aposta em energia solar através de Pirâmide Solar
- Telma Meneghette
- 13 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Aterro do caximba é transformado em usina solar
No aniversário de 330 anos da cidade de Curitiba, a prefeitura inaugurou a primeira usina solar da América Latina sobre um aterro sanitario desativado. O projeto vindo se um sonho do prefeito Rafael Greca, chamado de pirâmide solar, visa transformar um local de má fama, que ninguém queria ver, em um gerador de energia limpa, trazendo beneficios ambientais e economicos ao município.

A pirâmide solar foi instalada onde, até 2010, funcionava o maior aterro sanitário de Curitiba. Calcula-se que mais de doze milhões de toneladas de resíduos sólidos da capital foram depositados nesse aterro, durante 21 anos. 13 anos depois do encerramento do aterro, 8.600 paineis solares foram instalados sobre ele, ocupando 48 mil metros quadrados dos 100 mil existentes no aterro.
"Um lugar que era um passivo ambiental, era um aterro sanitário, era um lugar que ninguém queria ver, que os vizinhos detestavam, que o povo reclamava, agora transformado em um ativo ambiental. Um exemplo para o Brasil e para o mundo." - Disse o prefeito Rafael Greca
Economia para a prefeitura
A usina solar fotovoltaica do caximba irá gerar energia para a prefeitura de forma a satisfazer 30% da demanda de prédios públicos. A energia produzida será eniada para a rede da Copel, gerando créditos para a prefeitura, que poderá utilizar esses créditos para abater contas de energia de prédios públicos municipais. Estima-se que a economia em energia elétrica se aproxime a 2,6 milhões por ano.
Curitiba é sim local para gerar energia através do sol!
Ao contrário do que muitos acham, Curitiba é uma ótima região para gerar energia através do Sol. Muita gente confunde a geração de energia fotovoltaica com o calor, e isso não está certo. A geração de energia fotovoltaica tem como fonte a radiação, e não o calor. A radiação solar incide sobre os paineis solares, transformando essa radiação em energia elétrica.
Estudos comprovam que locais muito quentes, ao invés de terem uma melhor performance de geração solar, possuem redução de eficiência. Logo, Curitiba possui um índice de radiação solar satisfatório e possui também temperatura ótima para a geração
Convencido de que energia solar é o mehor investimento pra quem mora na grande Curitiba? Faça como a prefeitura de Curitiba e economize utilizando o Sol como fonte.




Comentários